Saltar para os conteúdos

Novos modelos de negócios circulares

O atual modelo linear de extração de recursos é incompatível com as novas políticas públicas e necessidades das empresas e indústria em enfrentar os riscos ambientais e a escassez de matérias-primas, a finitude dos combustíveis fósseis e a importação de longa distância de materiais. Os novos modelos de negócio surgem na sequência da urgência por um progresso verde sustentável, transitando de um modelo linear baseado no consumo e desperdício para um sistema circular que prolonga a vida útil dos materiais e produtos.

Saiba mais sobre este tema no artigo, publicado no dossier “Bioenergia” da Renováveis Magazine, disponível para download em: Novos modelos de negócios circulares na produção de bioprodutos e bioenergia

Leia também:

Porto Energy Hub apoia a transformação de mais de 24 mil habitações

Porto Energy Hub apoia a transformação de mais de 24 mil habitações no Norte de Portugal, reduz a emissão de CO2 em 3,6 mil toneladas e alavanca 28,4M€ em projetos de eficiência energética.

10 anos a trabalhar no combate às alterações climáticas

RdA Climate Solutions foi criada há dez anos com o objetivo de apoiar diferentes organizações a minimizar o seu impacto e a enfrentar os desafios causados pelas alterações climáticas, pois acreditamos que os efeitos mais adversos ainda podem ser minimizados, no entanto é necessária uma ação global e imediata para limitar as emissões de gases com efeito de estufa e adaptar as organizações e territórios às alterações que já são observáveis.

As ilhas da União Europeia a liderar a transição energética

Devido às suas características geográficas, climáticas e socioeconómicas, as ilhas enfrentam desafios específicos, no que diz respeito à produção e consumo de energia. Em determinados arquipélagos ou ilhas, por se tratarem de sistemas isolados, a produção de energia é cara e bastante dependente de combustíveis fosseis. Nesse sentido, a iniciativa Clean energy for EU islands, da Comissão Europeia, pretende transformar estes desafios em oportunidades, tendo como objetivo tornar as comunidades insulares da Europa líderes em inovação na transição energética, bem como apoiar as ilhas na produção da sua própria energia de fontes renováveis.