Saltar para os conteúdos

HOOP – Urban Circular Bioeconomy Hub

O HOOP, Urban Circular Bioeconomy Hub, é uma iniciativa Europeia financiada pelo Programa Horizonte 2020 que conta com um consórcio de 23 parceiros de 10 países Europeus.

O HOOP tem por objetivo capacitar, através de assistência técnica, oito cidades e regiões dotando-as dos conhecimentos administrativo, técnico, económico, financeiro e jurídico necessários para promover investimentos para a obtenção de produtos seguros, sustentáveis e de base biológica a partir das águas residuais e resíduos sólidos urbanos.

A RdA Climate Solutions é responsável pela avaliação e definição de modelos de negócio e programas de financiamento inovadores bem como pelo desenvolvimento de ferramentas de due diligence especificas para projetos de economia circular.

Entre as atividades dinamizadas pela RdA Climate Solutions, foi criado o HOOP Circular Investors Board que junta alguns dos principais investidores em financiamento sustentável na Europa para discutir tópicos relevantes ao financiamento de projetos de economia circular. Este grupo que, entre outros, conta com o Banco de Investimento Europeu, reúne duas vezes por ano sob a coordenação do nosso Diretor Geral, Jorge Rodrigues de Almeida, enquanto Chairperson do HOOP Circular Investors Board.

Para saber mais sobre o HOOP visite: www.hoopproject.eu

Leia também:

Porto Energy Hub apoia a transformação de mais de 24 mil habitações

Porto Energy Hub apoia a transformação de mais de 24 mil habitações no Norte de Portugal, reduz a emissão de CO2 em 3,6 mil toneladas e alavanca 28,4M€ em projetos de eficiência energética.

10 anos a trabalhar no combate às alterações climáticas

RdA Climate Solutions foi criada há dez anos com o objetivo de apoiar diferentes organizações a minimizar o seu impacto e a enfrentar os desafios causados pelas alterações climáticas, pois acreditamos que os efeitos mais adversos ainda podem ser minimizados, no entanto é necessária uma ação global e imediata para limitar as emissões de gases com efeito de estufa e adaptar as organizações e territórios às alterações que já são observáveis.

As ilhas da União Europeia a liderar a transição energética

Devido às suas características geográficas, climáticas e socioeconómicas, as ilhas enfrentam desafios específicos, no que diz respeito à produção e consumo de energia. Em determinados arquipélagos ou ilhas, por se tratarem de sistemas isolados, a produção de energia é cara e bastante dependente de combustíveis fosseis. Nesse sentido, a iniciativa Clean energy for EU islands, da Comissão Europeia, pretende transformar estes desafios em oportunidades, tendo como objetivo tornar as comunidades insulares da Europa líderes em inovação na transição energética, bem como apoiar as ilhas na produção da sua própria energia de fontes renováveis.