A descarbonização é uma peça chave na competitividade das organizações nomeadamente num contexto de pressão dos custos da energia.
Das múltiplas ferramentas disponíveis para apoiar as organizações a sistematizar os seus processos de melhoria contínua e transição energética, a ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia mostra-se como uma das mais eficazes na operacionalização da melhoria do desempenho energético e cumprimento dos compromissos ambientais.
Por outro lado, a procura por soluções de descarbonização do setor dos transportes, tem assentado na transição para a mobilidade elétrica. Ainda assim, existem alguns mitos que importam clarificar.
Tendo por base estas premissas, desenvolvemos dois relatórios que pretendem ajudar as organizações, independentemente da sua dimensão nos seus processos de implementação de sistemas de gestão de energia e transição para uma mobilidade elétrica.
Se pretender saber mais, pode fazer o download dos recentes manuais que elaboramos para a APEMETA, ou consultar a plataforma Ambiente Portugal.
Mobilidade Elétrica: Implicações e Oportunidades Empresariais
Leia também:
Porto Energy Hub apoia a transformação de mais de 24 mil habitações
Porto Energy Hub apoia a transformação de mais de 24 mil habitações no Norte de Portugal, reduz a emissão de CO2 em 3,6 mil toneladas e alavanca 28,4M€ em projetos de eficiência energética.
10 anos a trabalhar no combate às alterações climáticas
A RdA Climate Solutions foi criada há dez anos com o objetivo de apoiar diferentes organizações a minimizar o seu impacto e a enfrentar os desafios causados pelas alterações climáticas, pois acreditamos que os efeitos mais adversos ainda podem ser minimizados, no entanto é necessária uma ação global e imediata para limitar as emissões de gases com efeito de estufa e adaptar as organizações e territórios às alterações que já são observáveis.
As ilhas da União Europeia a liderar a transição energética
Devido às suas características geográficas, climáticas e socioeconómicas, as ilhas enfrentam desafios específicos, no que diz respeito à produção e consumo de energia. Em determinados arquipélagos ou ilhas, por se tratarem de sistemas isolados, a produção de energia é cara e bastante dependente de combustíveis fosseis. Nesse sentido, a iniciativa Clean energy for EU islands, da Comissão Europeia, pretende transformar estes desafios em oportunidades, tendo como objetivo tornar as comunidades insulares da Europa líderes em inovação na transição energética, bem como apoiar as ilhas na produção da sua própria energia de fontes renováveis.
Este site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços. Saber mais